A professora de Didática I pediu para fazer a avaliação em dupla e eu como sempre quis fazer sozinha, deve ser que sou antissocial, então comecei a fazer o texto sozinha, mas a Nádia chegou e praticamente me "obrigou" a fazer com ela, então fui fazer né!, rsrsrs
Olha nossa conversa ai!, sim é conversa, a avaliação foi uma conversa:
Renata:
-Eu pensava na educação como instrumento de transformação, mas hoje vejo que essa frase é praticamente falácia, pois o importante não é só falar, mas sim agir para essa transformação.
Nádia:
- A educação é uma forma de conscientização, e quando ela passa a ter um sentido na sua vida acontece a “transformação”, transformação essa que faz você se conhecer, aprender seus limites, construir seus valores.
Renata:
- Através desse auto conhecimento e mudando a si mesmo, os pensamentos , a transformação acontece, pois essa transformação não é quando seremos educadoras, mas sim em sala de aula, saindo do senso comum e adquirindo conhecimentos e nos construindo como futuras educadoras.
Nadia:
- Falar sobre o papel do educador para nós que estamos no segundo semestre ainda é muito difícil, não que não temos clareza do papel de educador, mas por estarmos em uma construção de educador, por seu papel é muito amplo.
- Uns dos papéis do educador é ser mediador, consequentemente ter clareza e compreensão do seu papel político.
Renata:
- O educador tem que ter consciência do seu papel, pois na escola é um ambiente de socialização, onde a criança começa a interagir como o outro e o professor precisa ter humildade para saber lidar com muitas inquietações que as crianças vivem, como pode transmitir conhecimento, mas não perder a essência de ser criança. Ensinar de uma forma mais branda e que a criança goste de aprender, que seja prazeroso.
Nádia:
- Nessa construção de saber, o papel do educador, um dos textos que auxiliou foi: “Professora sim, tia não, do Paulo Freire, onde fala de muitas qualidades que um educador deve ter para assim ter uma prática educativa mais humanista.
Renata:
- Muito importante para o educador é saber observar e assim registrar essas observações.
Nádia:
- Dar significados para as coisas que vamos passar.
- O educador precisa observar o brincar, pois quando se brinca a criança também aprende, pois introduz sua realidade.
- O registro na vida do educador é de extrema importância, pois tem a compreensão do seu próprio trabalho, dando oportunidade de ampliar sua visão e ter noção de sua autoria.
Renata:
-Através dessa observação e registro o professor começa a pensar práticas que valorizam a construção do conhecimento, pude perceber através do texto: “O pulo do sapo”, e assim mudar práticas que quase sempre não somam muito para a educação.
-As experiências da pesquisa foi de grande importância, pois pude observar que em algumas escolas a construção do conhecimento é muito limitado e é ainda como eu estudava, a base de cópia. Isso me preocupou e me deixou em observação como futura educadora, se eu realmente quero uma educação de transformação, tenho que transformar a mim primeiro para depois transformar o meio que vivo.
- Então tenho que me observar e claro observar o meu próximo e saber que todos estamos em um processo de construção de educação e educador. Saber que tipo de educação que quero para a minha vida.
Nádia:
- A pesquisa feita com os professores e com as crianças me fez pensar nas minhas próprias atitudes na prática em sala de aula e fazer uma reflexão que tipo de educação quero para a minha vida.
Olha o comentário da professora para nós:
Boa reflexão
Precisa escrever sobre as modalidades de organização do conteúdo.
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