Essa é a primeira postagem que coloco do 3ºsemestre: Foi a primeira avaliação das disciplinas Gestão Educacional e Pesquisa e Experiência em Gestão Educacional
Assistimos o Filme: Quando tudo começa e depois em sala de aula tivemos discussão sobre o como era gestão do diretor do filme e a professora fez uma proposta para que fizéssemos uma carta para o gestor, mas intercalando com os textos que lemos em sala de aula, essa atividade foi feita em dupla e eu fiz com a Nádia. Vou colocar aqui a carta que escrevemos para o Daniel, o personagem do filme
Olá Daniel
Somos estudantes de Pedagogia, temos as disciplinas Gestão Educacional e Pesquisa e Experiência onde tivemos a oportunidade de conhecermos o seu trabalho.
Temos inúmeros questionamentos desde contradições até concordância e iremos intercalar com alguns autores.
Começaremos a falar sobre um ponto que nos tocou em que você estabeleceu um trabalho com a comunidade em que trouxe um pai de uma aluna para mostrar uma profissão e incentivando o próprio profissional para que fosse a escola e sabendo que o veiculo não era dele e você se propôs a conversar com o patrão para que pudesse autorizar. Com essa atitude fez surgir nas crianças o interesse de conhecer um meio de transporte, trazendo a imaginação da criança que ao ver o guindaste faz a comparação com a mão de um pirata, percebemos sua intencionalidade nesta ação e seus objetivos pedagógicos que são estimular as práticas de participação popular.
Em contra partida observamos que sua gestão não é tão democrática, apesar de você ser idealista, que todos tinham o direito a escola. Se pensarmos em democracia vemos a participação e a possibilidade de todos terem voz, isso é tão importante, pois quando a situação mudou e que você participou de uma reunião e não pode expor seus pensamentos e percebeu que o sistema é muito burocrático e em um pais como a França ter 4 assistentes sociais para 4 mil casos, uma pediatra para 5 mil crianças. Com todo esse acontecimento recordamos uma pensamento de Vitor Paro no qual diz que a escola interfere na sociedade seja ela para transformar ou continuar o sistema de alienação.
Em um outro momento a mãe deixa a criança na escola e quando volta está alcoolizada e sai correndo e não leva seus dois filhos e você diz: “Tudo sempre sobra para mim”, faz um questionamento com uma outra pessoa que está contigo, então resolve ligar para a assistência, mas nada de resolver, então decide ir sozinho levar as crianças, uma atitude de autonomia, como ninguém resolveu, foi e fez, afinal como diz Paulo Freire, “Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém”. Quando chegou na residência se deparou com uma cena que provavelmente não queria ver,aquela mãe vivendo em condições precárias, sem ter eletricidade, questões básicas para viver. Já interligando uma fala da pediatra que reclama com o representante do governo e ele diz que não pode fazer nada, isso demonstra o descaso com a classe desfavorecida. Neste momento fazemos uma ligação com um pensamento de Libâneo onde cita a classe dominante que através dos meios de comunicações manipulam a classe popular, sabemos que no seu caso não era necessariamente os meios de comunicações, mas sim todo um sistema.
Um outro ponto que queremos ressaltar é a questão quando uma professora puxa o cabelo da criança, você teve todo o cuidado de mostrar para ela que estavam equivocada a ter feito aquilo, e ainda fala que todos perdem a paciência, isso demonstra que devemos manter o equilíbrio e não estamos atentos para não cometermos esses atos, é preciso observar sempre a nossa prática.
Você estabelecia um diálogo com os professores tentando resolver os problemas,escutando os questionamentos o observações de todos envolvidos dentro da escola.
Em nenhum momento você julgou as atitudes dos pais,a mãe que tinha problemas com alcoolismo, já uma outra pessoa quando vocês conversavam em um restaurante, começou a julgar e tirar conclusões e disse que não poderia cuidar de todo mundo e iria fazer o pedido para o conselho municipal e ainda disse para você ter paciência.
Quando você e sua namorada levaram comida para uma família e nos fazemos um questionamento, qual o .limite para o envolvimento de um diretor na vida de um aluno e sua família. Sabemos que a todo momento está acontecendo coisas com cada criança, como já falamos sobre a importância da democracia, as escolas estão responsáveis em promoverem saberes , procedimentos, atitudes e valores, contudo a organização de uma gestão retrata suas ações e você como gestor delegar o dever a cada profissional, seu trabalho não ficaria tão sobrecarregado trazendo-lhe em alguns momentos um trabalho penoso, complementamos com frase de Vitor Paro “hoje a principal falha da escola com relação a sua dimensão social parece ser sua omissão na função de educar para a democracia”.
Uma cena forte foi quando saquearam a escola, todos se reuniram para arrumarem a bagunça, neste momento percebemos o comprometimento de todos para organizar novamente a escola e quando isso acontecia uma assistente social chega e é tratada por você com indiferença, pois já está cansado do descaso da prefeitura,mas essa assistente chegou e disse que precisavam de ajuda e ainda afirmava que muitos não ligam para aqueles que precisam de auxílio.
Depois de você saber que quem estava envolvido no arrombamento da escola era o filho de sua namorada ficou nervoso e perdeu o controle e não teve uma atitude correta, quando deu um tapa na cara do menino, com essa sua atitude mostrou falta de equilíbrio e da mesma maneira que você falou da professora de ter puxado o cabelo da criança,afinal precisamos pensar antes de agir, para não cometermos erros que muitas vezes demoram para serem consertados e trabalharmos em nós o auto-controle.
Lembramos também quando os pais falam de tirar o filho da escola, você conversa com eles e diz que a escola se ensina a ler e a escrever e isso é muito importante, isso deixa claro o incentivo a acreditar no outro.
Ressaltamos seu relacionamento com o seu pai em que sua namorada questiona a forma que sele te tratava na infância e não apoiava seu namoro, estudamos no semestre passado a questão da memória em que não somos um ser sólido, temos uma história essa relação pode justificar algumas atitudes do presente, observamos que você soube lidar muito bem, mas queríamos enfatizar a questão onde muitas vezes você se responsabiliza por tudo, querendo abraçar o mundo, sendo que a educação tem vários objetivos, mas uma finalidade é “favorecer uma vida com maior satisfação individual e melhor convivência social”.
Estávamos conversando e observamos que em duas cenas o diálogo esteve presente mas de forma equivocada, quando o policial aborda os meninos, a conversa da mãe com o filho dentro do carro.
Temos visto que uma professora com toda sua experiência de docência faz muitas comparações, mas uma coisa que ficou foi a esperança que ela tem, uma qualidade igual a de um educador polonês em plena 2º Gerra Mundial estava preocupado com o direito da criança e pensava em uma educação humanista democrática e nunca desistiu de seus ideias, lutou até o fim por suas 200 crianças, então deixamos essa dica para você. Conhecer Janusz Korczak, não somente um médico, pedagogo, um exemplo para todos nós, educadores e futuros educadores.
Um abraço e quem sabe nos encontramos em outra oportunidade.
Nádia e Renata
Olha o comentário da professora para nós: “Vocês estão de parabéns! Ótima fundamentação, coerência e consistência."
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